4 Cuidados a ter na compra de um imóvel

4 Cuidados a ter na compra de um imóvel

Queres comprar casa? Um “sim” como resposta implica uma série de processos que partem desta vontade e se alongam até à concretização da mesma. Antes de rodar a chave na fechadura da nova casa, há todo um caminho trabalhoso a percorrer. Entre questões financeiras, a outras sobre a construção e estado do imóvel, há uma série de cuidados ao comprar um imóvel que devem ser tidos em consideração.

Às vezes a melhor forma de saber o que fazer, é saber o que não fazer. Garante que tens conhecimento dos erros que não deves cometer na compra de casa e parte daí para a lista que se segue: os cuidados a ter quando se toma tal decisão. A missão é conseguir a casa nova, com sucesso.

Cuidados ao comprar um imóvel: 4 passos essenciais

Uma vez que a compra de um imóvel é um compromisso sério e com um grande peso, é essencial que se seja criterioso e exigente na escolha do mesmo. Todos os passos devem ser cuidadosamente dados. Fatores como a tipologia de casa, a localização e os aspetos técnicos são alguns dos cuidados ao comprar um imóvel que merecem máxima atenção.

Independentemente de ser uma moradia, um apartamento ou um terreno, importa considerar os dois universos que se cruzam: o da tua situação financeira, na medida da capacidade para suportar um crédito habitação; e o da situação do imóvel, contando com as suas características, condições e localização. Estes são os 4 cuidados mais importantes a ter na compra de um imóvel.

Avaliar a situação financeira

Um dos cuidados a ter ao comprar um imóvel, e que nada tem a ver com os seus traços físicos, é o estado da tua situação financeira. Qual o orçamento que tens disponível para investir? Tens uma fonte de rendimento estável que te permita pedir um empréstimo? Tens poupanças a que possas recorrer?

Além do dinheiro que precisas para investir no imóvel, tens de contar com as despesas associadas tais como seguros e impostos e, ainda, os gastos mensais tais como luz, eletricidade, gás, televisão e internet, entre outros. Se a tua situação financeira e profissional te permite dar este passo com relativa estabilidade, perfeito. É altura de avançar para outros cuidados ao comprar um imóvel.

Escolher um bom Crédito à Habitação

Este é um dos cuidados mais importantes a ter na compra de um imóvel. Considerando que se trata de um montante avultado, a pagar durante um longo período de tempo, torna-se óbvio que a escolha do crédito é um momento decisivo no processo. Antes de mais, assegura que sabes tudo o que precisas para um crédito à habitação.

O crédito habitação que escolheres deve ser o que te oferece as melhores condições, considerando as tuas possibilidades e sem pressionar muito a tua taxa de esforço. Recorda que a taxa de esforço não deve ser superior a 33%, ou seja, um terço dos rendimentos do agregado familiar. A escolha do crédito é, por isso, um dos mais cruciais cuidados ao comprar um imóvel.

Não tenhas pressa em resolver este tópico. Garante que fazes uma boa pesquisa de mercado e comparas as várias soluções que te oferecem. Pode não ser uma fase tão entusiasmante como a que te vai levar para a visita de imóveis no terreno, mas é, sem dúvida, a mais importante para poderes avançar – afinal, sem crédito, não há casa.

Considerar as despesas iniciais e os gastos fixos

Além dos encargos relacionados com a compra do imóvel em si, há uma série de despesas associadas que importa perspetivar já que conta como um dos mais importantes cuidados a ter ao comprar um imóvel. Algumas são pontuais e outras fixas e o mais certo é que seja mais dispendioso na fase inicial. É essencial fazer contas!

Há que contar com o valor do IMI - Imposto Municipal sobre Imóveis, o condomínio (caso seja apartamento), a tarifa de saneamento aplicada no município e a manutenção do imóvel (se for apartamento deves informar-te sobre a previsão de obras no prédio). Além de, como já mencionámos acima, as despesas de água, luz, gás, seguro habitação e todas as relacionadas com alimentação e bem-estar.

Verificar o estado do imóvel

Depois de validada a situação financeira e estares consciente do investimento necessário a todos os níveis, há outros cuidados ao comprar um imóvel que se prendem, agora sim, com as suas características físicas. Deves solicitar a documentação do imóvel na sua totalidade, consultar o seu histórico e analisar toda a informação com máximo cuidado.

Além dos documentos, certifica-te do estado do imóvel. Tem marcas de humidade? Rachas ou manchas amareladas? Qual o estado das canalizações? E o aquecimento da água é elétrico ou a gás? Repara também nas instalações elétricas e no número de tomadas por divisão – este é um aspeto que por norma passa despercebido, mas terá grande importância no dia-a-dia da casa.

Outro dos cuidados ao comprar um imóvel é a consulta do seu certificado energético. Este documento é obrigatório no processo de compra além de um indicador importante sobre o consumo de energia da casa e os gastos que irás ter para garantir um nível de conforto aceitável. Verifica a exposição solar da casa – pouco sol significa mais gastos com o aquecimento e mais problemas de humidade.

Queres vender ou comprar casa?

Seja qual for o tipo de transição imobiliária que procures, comprar ou vender, a Félix Consultores será garantia de um resultado de sucesso. Com uma equipa de profissionais qualificados, que apostam em formação contínua e estão a par das dinâmicas atuais do setor, a Félix Consultores é capaz de oferecer o melhor acompanhamento durante todo o processo.

Tendo como palavras de ordem o apoio e a excelência, são as mais de 500 famílias felizes que contam essa história de sucesso por nós.

Fala connosco

Ver também: 

Deixa o teu comentário